Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares

As alterações na posição dos dentes ou arcos dentários podem ocorrer em função de diversos fatores entre eles:

Herança genética pais, avós que trazem uma diferença entre tamanho de dentes e arcos dentários, diferença de espaços entre os arcos dentários superior e inferior, diferença de tamanhos entre os arcos dentários, desequilíbrio no “encaixe” dos arcos dentários.

  • Hábitos deletérios (chupar dedo e/ou chupeta, roer unha e/ou pontas de canetas e lápis, posição ao dormir, movimentos de mastigação e deglutição, entre outros)

  • Perda precoce dos elementos dentais de leite refletindo no mau posicionamento no momento do irrompimento dos dentes permanentes, ou na fase adulta perda de elemento dental permanente que permite movimentação dos dentes próximos na tentativa de “ocupar o espaço”.

  • Processo de envelhecimento quando ocorrem os “apinhamentos dentais” principalmente na região inferior anterior.

  • Traumas dentários acidentes que ocorridos na infância e fase adulta com perda de elementos dentais e/ou estrutura óssea.

     

Além da correção das Má Oclusões, a Ortodontia auxilia nos procedimentos de implantes e próteses organizando “espaços” para melhor executar a reabilitação do sorriso do paciente.

​     A Patino Odontologia utiliza os mais variados tipos de aparelhos Ortodônticos e Ortopédicos.

  • Aparelhos Ortodonticos que fazem a correção no posicionamento dos dentes.

  • Estéticos  - braquetes de porcelana e aparelhos “invisíveis” 

  • Tradicionais – braquetes metálicos com os alastics coloridos (borrachinha) 

  • Autoligados – braquetes que não necessitam dos alastics por terem travas.

Aparelhos Ortopédicos que fazem a correção no posicionamento dos arcos dentários 

  • Removíveis – podem ser retirados para a mastigação e fala

  • Fixos – não podem ser removidos

 

As técnicas ortodônticas são escolhidas e planejadas por nossa equipe, de acordo com a má oclusão do paciente individualizando, desta forma, o tratamento visando o conforto e a necessidade do paciente.

Lembre-se: dentes apinhados e fora de posição são difíceis de higienizar, contribuindo para instalação de cáries dentárias e doenças periodontais. 
Não esqueça: O sorriso é o nosso cartão de visitas!

 

Odontopediatria

A Odontopediatria requer, além de habilidades manuais e tecnologias avançadas, envolvimento, compaixão e comprometimento com seu pequeno paciente.
Entre as especialidades Odontológicas é um sinônimo de humanização, acolhimento familiar, educação e qualidade de vida. 

A maioria dos adultos que hoje tem dificuldades em frequentar as cadeiras odontológicas sofreu alguma experiência negativa na infância. Por isso, quanto mais cedo as crianças consultarem o Odontopediatra, mais cedo irão incluir hábitos de higiene bucal e cuidados alimentares em sua rotina. 


O cuidado inicia antes mesmo dos primeiros dentes nascerem, pois, as gengivas devem ser higienizadas a cada mamada. Após o irrompimento dos dentes a cada fase há escovas e cremes dentais específicos para a Higiene bucal de seu filho (leia nosso E-book sobre Orientações de Higiene Bucal Infantil). Além disso, o mau posicionamento dos dentes, conhecido como mal oclusão, pode iniciar muito cedo e precisa ser precocemente diagnosticado (lei nosso E-book sobre Consulta Ortodôntica Precoce)


A Odontopediatria trata cárie dentária, doença periodontal (problemas de gengiva), hábitos bucais (sucção de dedo e uso prolongado de mamadeira e chupeta), diagnóstico precoce das má oclusões, malformação dos dentes, neoplasias e outras lesões decorrentes ou não de traumatismos. Busca incessantemente novas técnicas para detecção de problemas que possam se instalar na boca dos pequenos assumindo assim, um importante papel na Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças.
O ideal é a mamãe iniciar o processo de cuidado da Saúde Bucal de seu filho ainda durante a gestação.
 

 

Endodontia

A cárie dentária, quando não tratada, agride o tecido pulpar (nervo do dente) e inicia o processo inflamatório, neste momento você sente desconforto ao ingerir alimentos frios e gelados, evita mastigar naquele dente, mas não marca uma consulta com o Cirurgião Dentista. 

 

Assim, a doença evolui para um processo infeccioso destruindo tecido pulpar (necrose pulpar) causando dor, desconforto, fístula em tecido gengival e secreção purulenta no elemento dental, você corre ao Consultório Odontológico porém neste momento para resolver seu problema será necessário realizar uma Endodontia (tratamento de canal).

 

Hoje com técnicas automatizadas, anestésicos rápidos e produtos eficazes para a recuperação dos tecidos afetados, o procedimento pode ser realizado em apenas uma sessão, dependendo da gravidade e tempo de permanência da lesão.

 

Dentes com lesões cariosas que chegam a destruir o tecido pulpar podem causar graves problemas ao organismo pois, as bactérias da cárie que agora se encontram em tecido pulpar tem acesso a corrente sanguínea, pois o tecido pulpar é altamente vascularizado. Essas bactérias “viajam” através do sangue para todos os órgão do corpo como fígado, pulmões, baço e inclusive o coração onde podem se fixar e causar Endocardite bacteriana doença grave e letal.
Sentiu dor ou desconforto não deixe pra amanhã marque logo sua consulta.
 

Estética Dental

 

A maior expectativa do paciente que entra em uma Clínica Odontológica é o Sorriso!
E há inúmeras técnica para otimizar e até transformar totalmente o seu sorriso.

Facetas Estéticas
São consideradas como uma solução restauradora que equilibra e harmoniza as necessidades estéticas e funcionais nos dentes anteriores, podem ser confeccionadas de resina ou porcelana. Aquelas fabricadas em porcelana destacam-se por sua longevidade e pela ótima refração da luz deixando-as com o brilho muito semelhante ao esmalte do dente.

 

São adaptadas e coladas aos dentes que estão trincados, manchados, espaçados ou desalinhados, podendo ser utilizadas em um só dente ou em vários harmonizar o sorriso.

Dentes que apresentam restaurações muito extensas, problemas de oclusão (dentes não encaixam na mordida), dentes sobrepostos (cruzados um sobre o outro) ou problemas de bruxismo dependendo da gravidade do problema, podem não estarem aptos para receberem as facetas estéticas, é importante fazer uma consulta para você conversar com o Cirurgião Dentista para ter certeza que está será a melhor solução para você.

 

Restaurações Estéticas em Resina
São utilizadas para restaurar e reconstruir elementos dentais que sofreram algum tipo de injuria:

  • Dentes fraturados e/ou trincados,

  • Dentes que tiveram cárie dentária,

  • Dentes que sofreram erosão (perda do esmalte dental por substância ácida),

  • Dentes com má formação em sua estrutura seja por doenças como a displasia ectodérmica ou por fluorose severa,

  • Dentes com espaços entre eles (diastemas) por interferência de freio labial ou após tratamento ortodôntico, 

  • Dentes conóides ou microdentes que é necessário refazer a anatomia dental.

 

Para a confecção de restaurações em resina composta é importante escolher um profissional com excelente a habilidade manual para executar a técnica. As restaurações em resina estão cada vez mais bonitas e resistentes, a cada momento novos materiais com nanotecnologia são apresentados a Odontologia Estética.

 

Lentes de Contato
Indicadas para regiões que necessitem de uma estética mais refinada, dentes anteriores superiores, são resistentes e podem fazer alteração de formato, cor ou tamanho dos elementos dentais. 
 Técnica minunsciosa que requer profissional habilitado com excelente habilidade manual e senso estético apurado. O sucesso das lentes de contato inicia no planejamento pois, sua confecção determina desgaste específico do dente, escolha correta do material para cimentação e cooperação do paciente.
Sim você é fundamental para a longevidade das lentes fazendo uma excelente higiene bucal com escovas e cremes dentais apropriados e uso do fio dental.

 

Clareamento Dental
Deve ser realizado sob a supervisão do Cirurgião dentista pois o procedimento deve ser individualizado, ou seja, para cada paciente há uma concentração de gel ideal, tempo ideal de uso e resultado de coloração saudável, sem parecer dentes artificiais. Além disso, a utilização em concentrações não ideais pode ocasionar lesões graves nas gengivas e mucosa oral. (saiba mais em nosso E-Book Clareamento Dental – Patino Odontologia)

  • Clareamento com moldeiras

  • Realizado pelo paciente em casa sob a supervisão semanal do Cirurgião Dentista.

  • Clareamento foto ativado (laser/LED)

  • Realizado em Consultório Odontológico pelo Cirurgião Dentista, o número de sessões depende da resistência do esmalte dental ao gel clareador.


 

Cirurgia Oral

 

Remoção de terceiros molares (cisos)
A maioria dos pacientes que procuram o Cirurgião Dentista para exodontia dos terceiros molares (cisos) o fazem em função de:

  • má posição do dente – seu irrompimento aconteceu fora do espaço ideal e está machucando bochecha e ou língua, ou na imagem radiográfica verificar que o terceiro molar não conseguirá irromper seja por estar fora da rota para irrompimento ou estar posicionado horizontalmente, pode ainda estar,  incluso, semi incluso ou retido,

  • Ortodontia – após a ortodontia para auxiliar na estabilidade do tratamento ou antes/durante a ortodontia para dar espaço no arco dentário para outros elementos dentais,

  • Cárie dentária - destruição por cárie dentária,

  • Doença periodontal – Pericoronarite, inflamação nas gengivas que estão ao redor ou sobre o dente que está irrompendo. Entre a gengiva e o dente acumula placa bacteriana e resíduos alimentares iniciando uma inflamação local ocasionando dor e desconforto ao abrir e/ou fechar a boca.

Por isso, uma avaliação precoce deve ser realizada por volta dos 9 a 10 anos para verificar se os terceiros molares terão “espaço” para seu irrompimento. Se já for detectada a necessidade de extração o procedimento já pode ser realizado.
È importante a escolha de profissional experiente que realize cirurgia rápida e eficiente, quanto menos tempo de cirurgia melhor será o pós operatório.

 

Remoção de Lesões de tecidos moles

Na mucosa bucal é comum aparecer alterações de tecido como: cortes, úlceras (aftas), aumentos de volume (mucocele), mudança de cor (branca, amarelada, mais avermelhada, arroxeada...) e crescimento de tecido diferente (papilomas, verrugas).

 

Ao verificar qualquer alteração em sua mucosa oral procure um Cirurgião Dentista especialista em Estomatologia para diagnóstico, na maioria das vezes são lesões benignas, mas cada vez está mais frequente encontrar lesões malignas.

 

O câncer bucal é uma doença silenciosa e rápida que pode ser tratado se diagnosticado precocemente. Faça o autoexame semanalmente (para saber mais acesse o curso ..............)
Todas as lesões removidas da boca devem enviadas para Biópsia para estudo Histopatológico e confirmação de diagnóstico.
 

 

Laserterapia

Na Odontologia são utilizados os lasers de baixa intensidade, onde um feixe de luz com diferentes comprimentos de onda, promovem ação anti inflamatória, analgésica e biomoduladora. Além disso, quando associados a corantes específicos tem ação anti microbiana. 

São utilizados nas mais diversas áreas da Odontologia :

  • Dores e desconfortos na Articulação têmporo mandibular auxiliando no tratamento do bruxismo (ranger dos dentes) e apertamento dentário;

  • Parestesias faciais, quando há lesões nos nervos da face impedindo ou dificultando sua mobilidade ou sendibilidade;

  • Tratamento da herpes labial utilizando com protocolo específico com corantes;

  • Acelera o processo de cicatrização e promove analgesia das aftas e estomatite bucal;

  • Acelera o processo de reparo ósseo após as cirurgias bucais promovendo bioestimulação óssea;

  • Promove a descontaminação dos condutos durante o tratamento de canal;

  • Acelera o processo de cicatrização de lesões traumáticas em lábios, bochechas e língua;

  • Atua acelerando o processo de regeneração de nervos faciais em situações como a nevralgia de trigêmeo ou a paralisia de Bell;

  • Previne e recupera as mucosites, normalmente associadas aos pacientes oncológicos, como efeito colateral de quimio e radioterapia, auxilia no processo de queratinização deixando a mucosa mais resistente as agressões do tratamento e ou acelerando o processo de cicatrização de lesões já instaladas.

 

Proservação: Atendimento pós tratamento

Após concluído seu tratamento na Patino Odontologia, é necessário marcar seus retornos de Proservação de acordo com sua necessidade. Alguns pacientes devem vir a clínica a cada 2 meses, outros a cada 4 meses e outros 1 vez ao ano, tudo irá depender de seus hábitos e condição sistêmica.
Nestas consultas, será avaliado o sucesso do tratamento e serão realizadas as orientações para o paciente manter sua saúde bucal.


E, se houver qualquer sinal de novas lesões bucais ou involução de algum procedimento podemos intervir antes que se transforme em um problema. 


Além disso, outros fatores podem comprometer sua saúde bucal como:
- Alterações de alimentação (dietas, consumo de açucares ...)
- Alterações metabólicas (anemia, doença celíaca, alergia a lactose...)
- Alterações sistêmicas (diabetes, cardiopatias, doenças renais, respiratória...)
- Higienização inadequada, seja pela técnica utilizada ou instrumentos inapropriados (escova, creme dental, fio/fita) não adequados
- Mudanças na flora bacteriana (adquirida, stress, terapia por antibióticos...)
Entre outros que poderão ser explicados e diagnosticados nas consultas de Proservação.
Lembre-se a saúde bucal é resultado de equilíbrio!

 

Pré Natal Odontológico

Durante a gravidez várias transformações ocorrem no corpo feminino, enjoos matinais seguidos ou não de vômito, alteração na alimentação além de mudanças metabólicas como anemias. Afinal em seu ventre uma nova vida está em formação.

 

Na cavidade bucal também ocorrem alterações, as gengivas ficam mais avermelhadas, inchadas e sensíveis, o hálito mais acetonado e a saliva altera seu fluxo, maior quantidade de saliva noss primeiros meses e menor fluxo no final da gestação, inclusive com relatos de xerostomia (sensação da boca seca).

 

Há alguns anos ouvia-se dizer que “em cada gestação perde-se um dente” e, realmente, há um ambiente bucal propício para surgimento de cáries e doenças periodontais. Segundo pesquisas orientadas pela Dra. Juliana Patino, durante a gestação a saliva da mulher pode ficar até 2x mais ácida, que aliada a diminuição de fluxo salivar e alterações de alimentação, como desejo por alimentos com maior teor de açúcares, podem ocasionar a cárie dentária.

 

Em relação as gengivas, segundo a pesquisa, o aumento de volume deixa o tecido mais frágil tornando-o mais susceptível à gengivite e doenças periodontais, principalmente, quando não há uma higienização adequada. Além disso, algumas gestantes enjoam com o sabor do creme dental dificultando a frequência da higienização. A gengivite durante a gestação deve ser controlada pois há uma relação direta entre parto prematuro de crianças com baixo peso e gestantes que apresentam doença periodontal.

 

Assim, é de suma importância o acompanhamento Pré-Natal Odontológico para orientação e prevenção de problemas que possam se instalar na boca durante a gravidez prejudicando mamãe e bebê. Além disso, a gestação é o momento perfeito para orientar a futura mamãe sobre os cuidados bucais do bebê. 
Se for gestante marque logo seu Pré Natal Odontológico, se não for ajude-nos a informar!!

Alinhadores Invisíveis

 

Os alinhadores “invisíveis” chegaram como alternativa para substituir os aparelhos ortodônticos convencionais compostos de bráquetes (metal ou porcelana) e fios, são dispositivos discretos e imperceptíveis confeccionados a partir de planejamento digital.

As placas são termoformadas e o material deve apresentar elasticidade linear e resistência para promover as forças leves e contínuas com excelente precisão que permitem a movimentação dos dentes. Além do escaneamento dos dentes do paciente, são necessárias fotos da face, fotos dos dentes e radiografias para o planejamento virtual. Essas informações são inseridas no software junto com a descrição do profissional de todas as movimentações necessárias para a correção ortodôntica do paciente, após, o profissional recebe uma prévia do tratamento que se aprovado por ele, pode ser apresentado ao paciente. 

Através do programa é possível ver toda a movimentação dos dentes até o resultado final, facilitando o entendimento do paciente quanto as suas expectativas.

Entre os benefícios dos alinhadores destaca-se: são imperceptíveis, fácil remoção para higienização, não há restrições alimentares porque são removíveis, promovem movimentos suaves, contínuos e praticamente indolores, não atrapalha no sorriso ou fala. 

Há várias empresas que apresentam os alinhadores “invisíveis” aqui na Patino trabalhamos com 3 empresas: Insivaling, Clear Aligner e Orthoaligner.

INVISALING

- É o sistema de alinhadores mais conhecido no mundo, desenvolvido nos EUA, o primeiro a desenvolver a técnica e, portanto, com maior experiência em relação a planejamentos de casos e solução de intercorrências. Após todos os exames, as informações são enviadas junto com as solicitações do ortodontista quanto as movimentações necessárias para a correção ortodôntica do paciente ao software ClinCheck da Align Tecnology, o profissional recebe uma prévia do tratamento que se aprovado por ele, pode ser apresentado ao paciente. Os alinhadores são trocados a cada 15 dias para permitir a movimentação dentária.

 

CLEAR ALIGNER

- Sistema de alinhadores desenvolvido na Alemanha, da marca Scheu-Dental com 90 anos de experiencia na odontologia mundial. O fluxo de trabalho é semelhante as outras empresas e permite a visualização de todas as etapas da movimentação ortodôntica até o resultado final.

 

ORTHOALIGNER

- Sistema de alinhadores fabricado no Brasil pela Compass que segue as mesmas regras dos demais alinhadores, garantindo previsibilidade de acompanhamento e resultados. Apresenta sequência de até 24 placas e duração de tratamento médio entre 6 a 8 meses.

 

Periodontia

A periodontia é a especialidade que estuda e trata as doenças que atingem a gengiva e outros tecidos que servem de suporte para o dente. Envolve procedimentos como raspagem com curetas ou ultrassom, aumento de coroas clínicas, enxertos e plastias gengivais

 

As doenças periodontais se iniciam por consequência de uma higiene inadequada. A placa bacteriana aderida aos dentes se transforma no cálculo (placa bacteriana calcificada) e inicia um processo crônico de gengivite, que se não tratada pode evoluir para a periodontite e causar diversos outros problemas. A periodontite é a segunda maior causa de perdas dentais, logo depois da cárie.

 

Sedação Consciente

Técnica de sedação utilizando o Oxigênio e Óxido Nitroso para pacientes ansiosos, agitados e que tenham receio ao tratamento odontológico. A aplicação é simples, com máscara posicionada sobre o nariz, o paciente inala a mistura dos gases na proporção recomendada de acordo com peso, idade, nível de ansiedade que pode a qualquer momento ser alterada para maior conforto do paciente, terminando o procedimento odontológico reduz-se o oxido nitroso deixando a penas que o paciente inale o oxigeno até sua total recuperação, normalmente, 10 minutos após este tempo o paciente não tem nenhuma restrição quanto a locomover-se ou dirigir.

 

Durante a utilização da técnica são avaliados oximetria, batimento cardíaco e pressão arterial. 

A técnica é indicada para crianças, jovens, adultos, idosos, pacientes sindrômicos infantis e adultos.

 

Placa Palatina de Memória

Utilizada para posicionar a língua adequadamente no palato (céu da boca), permitindo selamento labial, respiração nasal, desenvolvimento da mastigação, deglutição e fonação. Por muito anos foi utilizada com sucesso para correção de posição de língua para os respiradores bucais. Recentemente reinventada para ser utilizada por bebês e crianças sindrômicas, em especial, a Síndrome de Down, com o objetivo de corrigir a postura da língua, motricidade e a sialorreia. Porém, outros benefícios foram verificados, o palato (céu da boca) um importante centro neuromotor do corpo.

O correto posicionamento da língua, permite o selamento labial forçando a respiração nasal, que por sua vez produz óxido nítrico. 

O óxido nítrico ao chegar no pulmão aumenta o fluxo sanguíneo, aumentando a oxigenação do sangue, o que potencializa as funções do organismo. Além disso, o óxido nítrico é um importante neurotransmissor que potencializa a memória e o aprendizado, apresenta também importante ação endócrina, de imuno-regulação e mecanismos de autoimunidade. Assim, com a língua posicionada corretamente e respirando pelo nariz, o indivíduo consegue ter postura cervical, encaixa ombros, quadris, joelhos e corrige a posição dos pés. Por isso a placa palatina de memória estimula a mastigação, a deglutição, fala, locomoção em bebês.

A PPM é prescrita e instalada por Ortodontista ou Odontopediatra habilitado e deve ser um tratamento multidisciplinar integrado nas terapias com Fonoaudióloga, Nutricionista, Otorrino e Fisioterapeuta.