Ortopedia Funcional dos Maxilares

As alterações na posição dos dentes ou arcos dentários podem ocorrer em função de diversos fatores entre eles:

Herança genética pais, avós que trazem uma diferença entre tamanho de dentes e arcos dentários, diferença de espaços entre os arcos dentários superior e inferior, diferença de tamanhos entre os arcos dentários, desequilíbrio no “encaixe” dos arcos dentários.

• Hábitos deletérios (chupar dedo e/ou chupeta, roer unha e/ou pontas de canetas e lápis, posição ao dormir, movimentos de mastigação e deglutição, entre outros)

• Perda precoce dos elementos dentais de leite refletindo no mau posicionamento no momento do irrompimento dos dentes permanentes, ou na fase adulta perda de elemento dental permanente que permite movimentação dos dentes próximos na tentativa de “ocupar o espaço”.

• Processo de envelhecimento quando ocorrem os “apinhamentos dentais” principalmente na região inferior anterior.

• Traumas dentários acidentes que ocorridos na infância e fase adulta com perda de elementos dentais e/ou estrutura óssea.

WhatsApp Image 2022-11-10 at 13_edited.p
WhatsApp Image 2022-11-10 at 13_edited_e
WhatsApp Image 2022-11-10 at 13.24_edite

Odontopediatria Inclusiva

Odontopediatria

A Odontopediatria requer, além de habilidades manuais e tecnologias avançadas, envolvimento, compaixão e comprometimento com seu pequeno paciente.
Entre as especialidades Odontológicas é um sinônimo de humanização, acolhimento familiar, educação e qualidade de vida.

A Odontopediatria trata cárie dentária, doença periodontal (problemas de gengiva), hábitos bucais (sucção de dedo e uso prolongado de mamadeira e chupeta), diagnóstico precoce das má oclusões, malformação dos dentes, neoplasias e outras lesões decorrentes ou não de traumatismos. Busca incessantemente novas técnicas para detecção de problemas que possam se instalar na boca dos pequenos assumindo assim, um importante papel na Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças.

Endodontia (Tratamento de Canal)

A cárie dentária, quando não tratada, agride o tecido pulpar (nervo do dente) e inicia o processo inflamatório, neste momento você sente desconforto ao ingerir alimentos frios e gelados, evita mastigar naquele dente, mas não marca uma consulta com o Cirurgião Dentista.

Dentes com lesões cariosas que chegam a destruir o tecido pulpar podem causar graves problemas ao organismo pois, as bactérias da cárie que agora se encontram em tecido pulpar tem acesso a corrente sanguínea, pois o tecido pulpar é altamente vascularizado. Essas bactérias “viajam” através do sangue para todos os órgão do corpo como fígado, pulmões, baço e inclusive o coração onde podem se fixar e causar Endocardite Bacteriana, uma doença fatal.

Venha prevenir!

Estética Dental

etetica dental
WhatsApp Image 2022-11-10 at 13.23_edite

A maior expectativa do paciente que entra em uma Clínica Odontológica é o Sorriso!
E há inúmeras técnica para otimizar e até transformar totalmente o seu sorriso.

Facetas Estéticas

Restaurações Estéticas em Resina

Lentes de Contato

Clareamento Dental

Cirurgia Oral

Cirurgia Oral e Implantes

Remoção de terceiros molares (sisos)
A maioria dos pacientes que procuram o Cirurgião Dentista para exodontia dos terceiros molares (sisos).

Uma avaliação precoce deve ser realizada por volta dos 9 a 10 anos para verificar se os terceiros molares terão “espaço” para seu irrompimento. Se já for detectada a necessidade de extração o procedimento já pode ser realizado.
È importante a escolha de profissional experiente que realize cirurgia rápida e eficiente, quanto menos tempo de cirurgia melhor será o pós operatório.

IMPLANTES

Remoção de Lesões de tecidos moles

Na mucosa bucal é comum aparecer alterações de tecido como: cortes, úlceras (aftas), aumentos de volume (mucocele), mudança de cor (branca, amarelada, mais avermelhada, arroxeada...) e crescimento de tecido diferente (papilomas, verrugas).

O câncer bucal é uma doença silenciosa e rápida que pode ser tratado se diagnosticado precocemente. Faça o autoexame semanalmente.

Lasertrapia

Laserterapia

São utilizados nas mais diversas áreas da Odontologia :

• Dores e desconfortos na Articulação Têmporo Mandibular auxiliando no tratamento do bruxismo (ranger dos dentes) e apertamento dentário;

• Parestesias faciais, quando há lesões nos nervos da face impedindo ou dificultando sua mobilidade ou sendibilidade;

• Tratamento da herpes labial utilizando com protocolo específico com corantes;

• Acelera o processo de cicatrização e promove analgesia das aftas e estomatite bucal;

• Acelera o processo de reparo ósseo após as cirurgias bucais promovendo bioestimulação óssea;

• Promove a descontaminação dos condutos durante o tratamento de canal;

• Acelera o processo de cicatrização de lesões traumáticas em lábios, bochechas e língua;

• Atua acelerando o processo de regeneração de nervos faciais em situações como a nevralgia de trigêmeo ou a paralisia de Bell;

• Previne e recupera as mucosites, normalmente associadas aos pacientes oncológicos, como efeito colateral de quimio e radioterapia, auxilia no processo de queratinização deixando a mucosa mais resistente as agressões do tratamento e ou acelerando o processo de cicatrização de lesões já instaladas.

Proservacao

Proservação: Atendimento pós tratamento

Após concluído seu tratamento na Patino Odontologia, é necessário marcar seus retornos de Proservação de acordo com sua necessidade. Alguns pacientes devem vir a clínica a cada 2 meses, outros a cada 4 meses e outros 1 vez ao ano, tudo irá depender de seus hábitos e condição sistêmica.
Nestas consultas, será avaliado o sucesso do tratamento e serão realizadas as orientações para o paciente manter sua saúde bucal.

Pre natal

Pré Natal Odontológico

Durante a gravidez várias transformações ocorrem no corpo feminino, enjoos matinais seguidos ou não de vômito, alteração na alimentação além de mudanças metabólicas como anemias. Afinal em seu ventre uma nova vida está em formação.

Na cavidade bucal também ocorrem alterações, as gengivas ficam mais avermelhadas, inchadas e sensíveis, o hálito mais acetonado e a saliva altera seu fluxo, maior quantidade de saliva nos primeiros meses e menor fluxo no final da gestação, inclusive com relatos de xerostomia (sensação da boca seca).

Assim, é de suma importância o acompanhamento Pré-Natal Odontológico para orientação e prevenção de problemas que possam se instalar na boca durante a gravidez prejudicando mamãe e bebê. Além disso, a gestação é o momento perfeito para orientar a futura mamãe sobre os cuidados bucais do bebê.

Alinhadores Invisíveis

alinhadores

Os alinhadores “invisíveis” chegaram como alternativa para substituir os aparelhos ortodônticos convencionais compostos de bráquetes (metal ou porcelana) e fios, são dispositivos discretos e imperceptíveis confeccionados a partir de planejamento digital.

Entre os benefícios dos alinhadores destaca-se: são imperceptíveis, fácil remoção para higienização, não há restrições alimentares porque são removíveis, promovem movimentos suaves, contínuos e praticamente indolores, não atrapalha no sorriso ou fala.

INVISALING

- É o sistema de alinhadores mais conhecido no mundo, desenvolvido nos EUA, o primeiro a desenvolver a técnica e, portanto, com maior experiência em relação a planejamentos de casos e solução de intercorrências. Após todos os exames, as informações são enviadas junto com as solicitações do ortodontista quanto as movimentações necessárias para a correção ortodôntica do paciente ao software ClinCheck da Align Tecnology, o profissional recebe uma prévia do tratamento que se aprovado por ele, pode ser apresentado ao paciente. Os alinhadores são trocados a cada 7-15 dias para permitir a movimentação dentária.

Periodontia

A periodontia é a especialidade que estuda e trata as doenças que atingem a gengiva e outros tecidos que servem de suporte para o dente. Envolve procedimentos como raspagem com curetas ou ultrassom, aumento de coroas clínicas, enxertos e plastias gengivais

As doenças periodontais se iniciam por consequência de uma higiene inadequada. A placa bacteriana aderida aos dentes se transforma no cálculo (placa bacteriana calcificada) e inicia um processo crônico de gengivite, que se não tratada pode evoluir para a periodontite e causar diversos outros problemas. A periodontite é a segunda maior causa de perdas dentais, logo depois da cárie.

Sedaco Consciente

Sedação Consciente

Técnica de sedação utilizando o Oxigênio e Óxido Nitroso para pacientes ansiosos, agitados e que tenham receio ao tratamento odontológico. A aplicação é simples, com máscara posicionada sobre o nariz, o paciente inala a mistura dos gases na proporção recomendada de acordo com peso, idade, nível de ansiedade que pode a qualquer momento ser alterada para maior conforto do paciente, terminando o procedimento odontológico reduz-se o oxido nitroso deixando a penas que o paciente inale o oxigeno até sua total recuperação, normalmente, 10 minutos após este tempo o paciente não tem nenhuma restrição quanto a locomover-se ou dirigir.

Durante a utilização da técnica são avaliados oximetria, batimento cardíaco e pressão arterial.

A técnica é indicada para crianças, jovens, adultos, idosos, pacientes sindrômicos infantis e adultos.

Placa Palatina

Placa Palatina de Memória

Utilizada para posicionar a língua adequadamente no palato (céu da boca), permitindo selamento labial, respiração nasal, desenvolvimento da mastigação, deglutição e fonação. Por muito anos foi utilizada com sucesso para correção de posição de língua para os respiradores bucais. Recentemente reinventada para ser utilizada por bebês e crianças sindrômicas, em especial, a Síndrome de Down, com o objetivo de corrigir a postura da língua, motricidade e a sialorreia. Porém, outros benefícios foram verificados, o palato (céu da boca) um importante centro neuromotor do corpo.

O correto posicionamento da língua, permite o selamento labial forçando a respiração nasal, que por sua vez produz óxido nítrico, sendo muito benéfico ao corpo da criança.

A PPM é prescrita e instalada por Ortodontista ou Odontopediatra habilitado e deve ser um tratamento multidisciplinar integrado nas terapias com Fonoaudióloga, Nutricionista, Otorrino e Fisioterapeuta.

WhatsApp Image 2022-11-10 at 14.26_edite

Programa Anual de Prevenção

Adaptação da criança no consultório, respeitando seu tempo;

Prevenção com a Tia Duda sem traumas.